Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia é uma divisão da economia dedicada ao estudo de uma economia regional ou nacional. Os objetivos da macroeconomia são: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
1. Etapa 4
Economia Solidária
A economia solidaria é um jeito diferente de geração de trabalho e renda. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário. O movimento de economia solidária tem crescido de maneira muito rápida, não apenas na Europa e no Brasil mas também em diversos outros países.
O seu crescimento no Brasil se deve a vários fatores, dentre eles a resistência de trabalhadores a exclusão, o desemprego, a expansão da globalização negativa. O mercado informal cresce, onde nasce iniciativas de economia popular tais como a atuação de camelôs, flanelinhas, vendedores ambulantes etc., normalmente individual ou familiar.