Anne Azevedo
O comércio internacional é a atividade econômica representada pela compra (importação) e pela venda (exportação) de produtos e serviços entre os países
*Regionalizada: entre países de um mesmo bloco econômico
*Multilateral: entre países que não fazem parte de um mesmo bloco.
Nas ultimas décadas , observa-se um aumento acelerado das transações comerciais mundiais, ou seja, da corrente de comercio (que é a soma das exportações e importações) entre todos os países que compõem o sistema financeiro comercial do planeta. Tal fato é causado principalmente pela atuação e expansão das multinacionais, responsáveis por cerca de 35% do valor de tudo o que é comercializado entre os países.
A redução das barreiras protecionistas foi um dos grandes responsáveis por esse crescimento. Diminuindo alguns impostos incididos sobre as mercadorias, foi facilitado o trânsito de peças e equipamentos entre as filiais das grandes corporações, com isso, houve um aumento no comércio e o acesso aos mais diversos mercados consumidores.
Com a globalização, o volume de bens comercializados, incluindo matérias-primas e produtos industrializados aumentou 90 vezes a mais, segundo a OMC.
A participação dos países na corrente de negócios mundial está diretamente relacionada ao tamanho de sua economia.
Estados Unidos, Japão e os países da Europa Ocidental lideram o comércio mundial.
Apenas 9 países controlam mais da metade do comércio mundial, deixando a outra metade para os mais de 190 países restantes.
Divisão internacional do trabalho – DIT
Atualmente, não existe nenhum país autossuficiente, ou seja, que produz em seu território tudo aquilo de que necessita. Dessa forma, o comércio tende a se tornar uma atividade que complementa as necessidades nacionais -> atividade dependente de uma eficiente rede de transportes. Sem isso, o comércio mundial teria dificuldades para se desenvolver.
O comércio é uma das atividades essenciais para a acumulação capitalista na