Anjo negro de nelson rodrigues
1. Nome do Livro: Anjo negro
2. Nome do autor: Nelson Rodrigues
3. Editora: Nova fronteira
4. Ano de publicação: escrito em 1946, e só estreou em 1948
5. Qual é o tema da obra: A obra é um teatro que aborda assuntos polêmicos que envolvem racismo, estupro, incesto, violência, morte e vida.
6. Nome dos personagens e suas características físicas e psicológicas:
Ismael: é um medico racista mesmo sendo um grande negro, usa um terno branco de panamá, engomadissimo, usa sapatos de verniz, ele é violento e sem escrúpulos e muito ciumento e mata seu próprio irmão por ser obsessivo pela mulher.
Virgínea: esposa de Ismael, uma mulher branca racista, muito alva, veste luto fechado, ela se mostra muito angustiada, assustada, estressada e amedrontada em relação ao seu marido, pois foi vítima da violência sexual. É uma mulher preconceituosa que vive uma relação violenta e conturbada com o marido, assassina de seus filhos negros e tranca a filha em um mausoléu para que morra, é mulher influenciadora no qual leva o homem que amou a morte.
Elias: jovem vagabundo cego, caminha com um bordão, tem cabelos claros e anelados, seu rosto exprime uma doçura quase feminina. Foi seduzido por Virgínea. Ao longo das cenas demonstra timidez, agressividade, e morre no final por amar a esposa de seu irmão de criação Ismael. Tem uma filha com a amante.
Coveiro de crianças: São os negros aparecem seminus, com chapéu de palha e fumando charuto na historia que conversam com o Elias e que levam o cachão do falecido filho de Ismael. Criada Hortência: Negra e velha surge primeiramente nervosa, porem mostra ser uma mulher gananciosa, recebe dinheiro da Virgínea para que abrisse a porta do quarto
Ana Maria: filha cega de Virgínea. Ana é muito linda e tem 15 anos, vive num sereno e deslumbramento. Ela é branca. É enganada e abusada sexualmente por Ismael. No final do livro Ana fica presa em um mausoléu ate a morte.
Tia: mulher cruel,