Anita biografia
Anita nasceu na cidade de São Paulo, no dia 02 de dezembro de 1889. Filha de pai italiano e mãe inglesa. Sua família era consideravelmente abastada e logo aos 3 anos de idade seus pais a levaram para a Itália, na esperança de encontrarem a cura para um defeito congênito eu seu braço direito.
Infelizmente o tratamento não surtiu efeito e Anita teve que conviver com a deformidade por toda sua vida. Entretanto isso não impediu que ela se torna-se uma jovem inteligente, com ávido gosto pelos estudos formando-se professora, já aos 19 anos de idade.
Em 1910 mudou-se para Berlim, para estudar sua verdadeira paixão, a pintura. Quatro anos depois voltou ao Brasil, fugindo da, cada vez mais eminente, 1ª Guerra Mundial. Apesar da estadia curta na Alemanha, ela se apaixonou pelas ideias modernistas e sua arte inovadora. A viajem, em seguida, para os estados Unidos só reforçou essa paixão e lá, em solo norte americano, Anita produziu grandes obras como: O homem amarelo, Mulher de Cabelos Verdes, etc.
Essa fase, sem dúvida a mais brilhante de sua carreira, acabou de forma brusca em uma exposição de suas obras na cidade de São Paulo. No dia 20 de dezembro de 1917, na edição da tarde do jornal O Estado de São Paulo, Monteiro Lobato fez uma dura crítica à exposição de Anita, que surpreendeu até quem conhecia o destempero do autor.
A crítica levou Anita a depressão e, 5 anos depois, foi o estopim para a Semana de Arte moderna, pois os modernistas da época se juntaram em defesa de Anita.
Infelizmente ela levou anos para se recuperar das críticas como disse, anos depois, Mário de Andrade: “Ela fraquejou, sua mão, indecisa, se perdeu.”. Apesar de tudo Anita morreu em 6 de novembro de 1964 em uma chácara, na companhia de sua irmã e em paz com sua