Anita malfatti
Estas são consideradas as principais obras de Anita Malfatti:
- A boba
-O farol
- As margaridas de Mário
- Natureza Morta - objetos de Mário
- A Estudante Russa
- O homem das sete cores
- Nu Cubista
- O homem amarelo
- A Chinesa
- Arvoredo
- Interior de Mônaco
PESQUISADO EM: http://www.suapesquisa.com/biografias
ATIVIDADES PROFISSIONAIS:
Artista plástica (pintora e desenhista)
Em 1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa.
ESTUDOS FORA DO BRASIL E INFLUÊNCIAS RECEBIDAS:
Estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos (estudou na Independent School of Art em Nova Iorque). Em sua passagem pela Alemanha, em 1910, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.
Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou à São Paulo em 1928.
Um dos períodos de maior produção artística de Anita Malfatti foi durante sua estadia nos Estados Unidos, quando a artista se isolou numa ilha de pescadores na Costa do Maine chamada Monhegan Island (nome que serve de subtítulo a um dos quadros da época: Rochedos). Anita vivia com outros pintores que trabalhavam sob a orientação do pintor e filósofo Homer Boss. Anita passava os dias pintando ao ar livre, e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss.
Ao receber o Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, no ano de 1923, graças ao seu apoiador Mario de Andrade, Anita parte para a França, para retomar seus estudos e dedicar-se unicamente à pintura (no Brasil, ela lecionara artes plásticas e pintara sob encomenda para sobreviver).
A artista também viajaria para a Itália, onde iniciaria um processo de estudo dos clássicos.
No final da sua carreira, Anita transforma radicalmente seu jeito de