Pedagogia x andragogia
Por Tratar-se de uma modalidade de ensino que tem suas especificidades que a diferenciam do ensino regular em sua estrutura, duração, regime escolar e metodologia, caracteriza-se pela flexibilidade e pelo ensejo de soluções novas exigidas pelas diferentes realidades.
Apesar de não existir dúvida em relação a essas características da EJA, comumente temos nos deparado com o oferecimento dessa modalidade de ensino com práticas pedagógicas baseadas no ensino diretivo, centrado na figura do professor, o qual estabelece quais, como e quando “transmitirá” os conhecimentos aos alunos, dessa forma desprezando as experiências e as vivências dos alunos.
Consequentemente, o espaço escolar torna se uma espécie de campo neutro, despolitizado, perdendo assim sua condição de espaço social de construção de conhecimento. Muitos professores que integram os programas de educação de jovens e adultos têm ou já tiveram experiências com ensino regular infantil e, baseados nessa experiência, acabam apenas fazendo adaptações de conteúdos e programas.
Malcolm Knowles apresenta uma obra, um referencial para compreensão dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, um tratado sobre as transformações e interesses dos adultos em relação à escola, a Andragogia.
Os adultos passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes,
Auto direcionados, acumulam experiências de vida que vão ser fundamentos e substrato de seu aprendizado futuro, seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento de habilidades que utilizam no seu papel social, na sua profissão, os adultos passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduzindo seu interesse por conhecimentos a serem