Filosofia Da Arte Disserta O
FILOSOFIA DA ARTE
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
ITATIBA, 2014
Filosofia da Arte
O homem amarelo - Anita Malfatti
Nascida em São Paulo em 2 de dezembro de 1889, Anita Catarina Malfatti foi considerada a primeira representante do modernismo. Formada professora pela Escola Normal aos 19 anos e matriculada na Academia Real de Belas Artes após sua mudança para Berlim em 1910. Ao visitar uma exposição, Anita conheceu uma arte “rebelde” conhecida como expressionismo e acabou se identificando com este tipo de arte.
Motivada por inovações, em 1917, Anita realizou uma exposição artística bastante polemica que foi desaprovada por integrantes conservadores de classes sociais por suas obras serem diferentes retratando imagens de marginais urbanos e também por em outras obras conterem pessoas pintadas de amarelo.
Consagrada e diferente, a partir de 1917, Anita Malfatti ficou muito conhecida por suas obras serem extremamente diferentes para a época, uma novidade que chegou a ser assustadora, no qual era oposta a modernidade que a Academia denominava como normal.
Entre suas principais obras, destacando sobre tudo O Homem Amarelo, a artista foi alvo de bastante criticas inclusive na Semana da Arte de 1922 em que as pessoas deixavam bilhetes pregados nos quadros com ofensas.
O Homem Amarelo é uma obra baseada em um pobre italiano que entrou em seu ateliê com expressão desesperadora e posou para ela. No quadro a artista abusa de cores e traços fora do padrão, potencializando o ato do homem com cores fortes e vibrantes baseada na face humana. (Anexo )
Do ponto de vista filosófico O Homem Amarelo condiz com vários aspectos obtidos ao passar dos anos no mundo atual, no qual a estética é considerada como beleza pela sociedade em si.
Segundo as diretrizes Curriculares Orientadas para a Educação Básica do Estado do Paraná, “A atitude problematizada e investigativa, característica da Filosofia, volta-se também