Disserta O Olivia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FUNDAMENTOS SOCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
DISCENTE: ELISABETH GURGEL DE FRANÇA E SILVA
Educação tem como conceito original o ato de educar, instruir, ensinar. Também podemos agregar o sentido de transmitir conhecimentos, costumes e valores para futuras gerações. Nesse contexto vamos tomar como base o livro “O que é educação” do autor Carlos Brandão. O livro se divide em dez capítulos, descreve sobre as principais características da educação, a história, sua finalidade.
Brandão começa o livro com reflexões, em que todos nós vivemos em situações que envolvem aprendizagens na vida social. O autor fala sobre a educação indígena em que realiza diversas discussões sobre as forma de aprendizagens de cada povo e entre os povos, sendo definida de diversas maneiras.
Assim, a educação se torna um meio de solucionar as precisões do homem. O autor nos mostra que a educação pode ocorrer onde por toda parte através de redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada à sombra de algum modelo de ensino formal e polarizada. A evolução e a subjetividade de cultura conduziram o homem à transmissão do conhecimento. Segundo o autor, a socialização é responsável pela passagem do conhecimento, ou seja, ninguém conseguiria aprende sozinho. O educador desempenha um papel importante nesta interação, quando ele acreditar que a educação é capaz de transformar os homens.
E então o autor disserta a relação entre o “trabalho” e o “poder” que se dividem mesmos nas antigas sociedades. O “saber” se separa do “fazer”, passando a ser utilizado como forma de dominação de uns sobre os outros. Assim com essas separações surgiram novas formas de estudo com o surgimento da escola o ensino tornou-se diferentes formas. No decorrer dos capítulos quatro e