Animismo - O que é
Alguns centros Espíritas condenam médiuns com tais manifestações, é um grande erro, pois, toda manifestação animica é verdadeira.
EX: o sonambulo, ele adormece, se emancipa temporariamente do seu corpo fisico e utiliza-se do seu proprio corpo para produzir fenomenos de efeitos fisicos. usei a médiunidade sonambulica apenas para dar o ex. a diferença entre uma e outra, é que no sonambulismo o Espírito do médium, precisa do conurso de outras entidades, e no animismo, é apenas o Espírito do médium que se manisfesta em estado de desdobramento, sem o concurso de nenhuma outra entidade.
4) O que é o animismo para o Espiritismo?
É o estado em que opera o Espírito do médium, e não o do desencarnado. O médium, sob a influência da própria faculdade ou da assistência, fala e obra por si mesmo sem interferência de Espírito desencarnado.
5) Por que se diz que animismo é a influência do médium na comunicação mediúnica?
Porque a mediunidade não existe sem animismo. Sempre que houver uma comunicação mediúnica, haverá a influência do médium, que empresta o seu veículo físico para a manifestação do Espírito desencarnado.
A N I M I S M O
Fenômeno Espírita - É o produzido pela ação e manifestação dos espíritos.
Chama-se mediúnico quando o manifestante utiliza um encarnado como seu intermediário.
Fenômeno Anímico - É o produzido pelo próprio espírito do encarnado.
São fenômenos anímicos, entre outros, os que relacionamos a seguir(desde que produzidos sem intervenção de outros espíritos):
1) a transmissão ou percepção de pensamentos e impressões à distância(como na telepatia);
2) a ação sobre a matéria à distância(como a movimentação de objetos sem contato aparente);
3) a produção de formas(como