animismo
Alexandre Aksakof
Animismo e Espiritismo
(Trad. do russo por Berthold Sandow)
Título original em Francês
Alexandre Aksakof - Animisme et Spiritisme
Librairiedessciencespsychiques
Éditeur - P. G. Leymarie
Rue du Sommerard,12
Paris (1895)
Ensaio de um exame crítico dos fenômenos mediúnicos, especialmente em relação às hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente”, como resposta à obra do Dr. Eduard von Hartmann, intitulada “O Espiritismo”.
Eugène Bodin - A Natureza
█
Conteúdo resumido
Esta obra monumental foi escrita em resposta às idéias antiespíritas do famoso filósofo alemão Eduard von Hartmann. Segundo as próprias palavras de Aksakof, a obra teve como principal objetivo “preservar a doutrina espírita dos ataques sérios a que no futuro ficaria indubitavelmente exposta, desde que os fatos sobre os quais se baseia sejam admitidos pela Ciência”.
Aksakof rebate com argumentos insofismáveis as hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente”, tão manipuladas e repisadas pelos contestadores dos nossos dias.
Graças à análise conscienciosa e imparcial dos inúmeros casos expostos pelo autor, esta obra revela-se um valioso auxiliar no processo de distinção entre os fenômenos anímicos (produzidos pelo Espírito encarnado) e os fenômenos espíritas (produzidos pelo Espírito desencarnado).
Com toda justiça, Animismo e Espiritismo impôs-se como uma das mais importantes e completas obras escritas acerca do Espiritismo, do ponto de vista científico e filosófico.
Sumário
Prefácio da tradução francesa 7
Prefácio da edição alemã 11
Introdução 26
Resumo teórico das teorias antiespiríticas 32
Capítulo I
Fenômenos de materialização 49
Insuficiência, no ponto de vista dos fatos, da hipótese alucinatória emitida pelo Dr. Hartmann. 49
1
Materialização de objetos escapando à percepção pelos sentidos. Fotografia transcendente. 52
2
Materialização e