ANIMAIS VENENOSOS
Nome: Barbeiro
Principais Características: Seu corpo é preto, redondo e achatado, mas se incha quando se alimentam do sangue como os de seres humanos.
Curiosidade: Costumam viver em habitações humanas, principalmente nas casas de pau a pique (feitas de barro e madeira) devido ao fato destas casas geralmente possuir frestas nas paredes onde o barbeiro pode se esconder.
Nome: Taturana
Principais Características: Cientificamente conhecida como Lonomia obliqua, possui espinhos venenosos que, em contato com a pele podem causar sangramentos graves. Vive em regiões de florestas, mas pode ser encontrada no meio rural e na vegetação das áreas urbanas.
Curiosidade: Durante o dia, ficam agrupadas em troncos. Possuem coloração marrom-clara esverdeada com listras castanho-escuras e várias formações brancas em forma de “U” distribuídas ao longo do corpo, que é recoberto por espinhos em forma de “pinheiros” verde-claros e extremidades escuras. Sangramentos na gengiva, nariz, urina e feridas recentemente cicatrizadas podem ocorrer até 3 dias após o acidente. Portanto cuidado!
PLANTAS VENENOSAS
Nome: Tinhorão
Principais Características: Sintomas, a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.
Curiosidade: Família: Araceae, nome científico: Caladium bicolor Vent, Nome popular: tajá, taiá, caládio. Parte tóxica: todas as partes da planta.
Nome: COPO-DE-LEITE
Principais Características: Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio.
Curiosidades: Família: Araceae,