Animais peçonhentos e venenosos
INSTITUTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ
USANDO A REDE INTERBUS EM CONTROLE DE PROCESSO INDUSTRIAL
Eude Cezar de Oliveira
Márcio Rogério Caetano da Silva
Orientadora: Profa. Lúcia Regina Horta Rodrigues Franco
Departamento de Eletrônica (DON)
Resumo – Este artigo tem por objetivo apresentar a tecnologia de uma rede
Fieldbus com padrão Interbus, na automação de um processo industrial de controle de temperatura. Serão apresentados os equipamentos utilizados numa aplicação de controle do processo de recozimento dos núcleos de transformadores, as características da rede, o software de controle, a configuração e a supervisão do processo implementado.
Palavras-Chave: Fieldbus, Interbus, controle de temperatura
I. INTRODUÇÃO
Em todo campo da moderna tecnologia de automação, novos modos de equipar máquinas e plantas estão sendo desenvolvidos. A enorme competitividade e o custo são fatores que pesam fortemente em todas as áreas de produção e processos de engenharia, necessitando uma exploração potencial mais racional. Deste ponto de vista a fiação paralela convencional de sensores e atuadores em uma máquina ou processo passa a ser inflexível devido à grande exigência relacionada à quantidade de dados e ao tempo de transmissão. Uma solução para este problema é a rede serial com seus componentes, chamado de barramento de campo ou “Fieldbus”.
Sistemas “Fieldbus” para sensores e atuadores devem reunir dois requisitos:
•
•
Devem fornecer ao usuário uma solução universal para suas tarefas de automação; Devem caracterizar independência e neutralidade ao fornecer informações ao equipamento de controle com arquitetura aberta (a neutralidade permite troca do equipamento de controle e dispositivos de campo durante o uso).
Uma condição para esta arquitetura ser flexível é a padronização do software de controle.
Atualmente as linguagens de programação específicas, estão sendo substituídas pela norma
IEC