Animais Marinhos Venenosos
Quando o assunto é animais peçonhentos não podemos pensar que estão apenas em terra firme, eles também estão na água, peixes venenosos são comuns e geralmente possui suas toxinas nos espinhos ou na carne. Esses animais consideram a água o seu território e acabam causando acidentes quando o ser humano entra em seu domínio, mas, não existem apenas peixes venenosos na água, há também outros animais que representam o mesmo perigo.
Alguns dos principais animais marinhos venenosos:
Peixe-leão
Peixe-leão, peixe-peru, peixe-dragão e peixe-escorpião são alguns nomes vulgares para uma grande variedade de peixes marinhos venenosos dos gêneros Pterois, Parapterois, Brachypterois, Ebosia ou Dendrochirus, pertencentes à família Scorpaenidae.
O veneno dos Peixes-leão é inoculado através de espinhos localizados nas regiões dorsais, pélvica e anal. Geralmente possuem de 12 a 13 espinhos dorsais, 2 pélvicos e 3 anais. Cada espinho possui duas glândulas que produzem e armazenam veneno. Os peixes-leão também possuem espinhos peitorais, porém estes não possuem glândulas de veneno.
A potência do veneno varia de acordo com a espécie e tamanho do peixe-leão. Os principais efeitos são: dor intensa localizada, seguida de edema local, podendo também a vítima sentir náuseas, tontura, fraqueza muscular, respiração ofegante e dor de cabeça.
O veneno dos peixes-leão é constituído de proteínas termosensíveis, que são vulneráveis ao calor e se desnaturam facilmente. Os primeiros socorros constituem-se na imersão do local afetado em água quente (43-45°C) por 30 a 40 minutos ou até a dor diminuir.
Peixe-Aranha
O peixe aranha possui junto de cada opérculo branquial um espinho venenoso e três dos raios da primeira barbatana dorsal também são venenosos. É a cor preta desta barbatana que mais facilmente o identifica. A sua picada pode provocar dores intensíssimas. Vive normalmente afastado das praias, mas aparece, de vez em quando, enterrado na areia a poucos centímetros de