animais camuflados
O bicho-folha, outro mestre do disfarce. Como pode se ver na foto ao lado, o corpo em cada detalhe, até mesmo nas nervuras, os canais por onde circula a seiva. E sses bichos mal se movimentam - andam lentamente entre as plantas para completar seu fingimento. Com isso, conseguem fugir de seus predadores, como pássaros, anfíbios e répteis. A cor deles varia do verde-vivo ao marrom. Habitat: florestas e áreas de vegetação abundante.
Onde vive: nas áreas tropicais do mundo todo.
Tamanho: até 10 cms.
O que come: folhas, frutos e gravetos. sapo-folha Endêmico do Brasil, o sapo-folha, embora seja da família das rãs (Leptodactylidae), tem este nome em função de sua coloração, já que vive no chão da floresta e tem a capacidade de se camuflar perfeitamente contra seus predadores naturais. Este anfíbio possui tanto atividade diurna quanto noturna, e costuma caçar insetos e rãs menores. Para isso, serve-se da seguinte técnica: fica sentado, esperando que suas presas venham até ele. É uma forma também de economizar energia procurando comida.
Nome Científico: Proceratophrys boiei
Família: Leptodactylidae
Ordem: Anura
Distribuição: Do Sul ao Nordeste brasileiro, exclusivamente na Mata Atlântica.
Habitat: Florestas subtropicais ou tropicais úmidas de alta e baixa altitude e rios intermitentes.
Alimentação: Insetos e rãzinhas.
camaleão
Alguns podem mudar suas cores para os mais variados tons, como o camaleão pantera, e outros podem "ajustá-las" para tons que o deixem o mais camuflado possível. Existem muitas espécies de camaleão, com os mais variados padrões de coloração, formato e tamanho. A cor dos camaleões, dependendo da espécie, varia do marrom ao verde. Algumas espécies são listradas. Quanto à cor, um recurso importante, usado pelos camaleões para despistar os predadores, é a mudança de cor (mimetismo). Os camaleões possuem habitat muito variado (savanas, florestas tropicais, montanhas, estepes e até desertos). Gostam de viver sobre as