Meio ambiente
Em economia existe uma expressão técnica , “custo de oportunidade”, cujo conceito resumido é: o custo de alguma coisa é o que você desiste para obtê-la. O custo de oportunidade está diretamente relacionado às escolhas.
Na vida dos indivíduos, como das empresas e demais instituições, estamos sempre tomando decisões, fazendo escolhas. Isso ocorre diariamente, várias vezes. São decisões simples e, por vezes, complexas.
Um cidadão ao sair de casa para o trabalho escolhe se vai no ônibus da linha azul, que tem ar-condicionado e demora 1h e meia para chegar ao seu destino, ou se vai na linha amarela, que não tem ar-condicionado, mas chega em 1h ao seu destino.
O cidadão ao escolher ir no ônibus da linha azul, está priorizando o conforto da viagem em detrimento do tempo, pois demorará meia hora a mais para chegar ao trabalho. O cidadão, ao escolher a linha amarela, está priorizando o tempo, em detrimento do conforto da viagem. Na análise para escolher entre uma e outra opção o cidadão ou cidadã verifica qual o custo de oportunidade. Se o que ele vai perder fazendo uma opção é melhor do que ele vai perder fazendo outro opção.
Ao escolher a linha azul seu custo de oportunidade será meia hora do seu dia, que poderia usar para resolver algum problema de casa, por exemplo. Já ao escolher a linha amarela, seu custo de oportunidade será uma viagem confortável, o que possibilitaria começar o dia de trabalho sem o estresse de uma viagem cansativa e calorenta.
Ou seja, quando fazemos escolhas estamos sempre observando os prós e os contras de cada situação. Haverá, quase sempre, vantagens e desvantagens em cada escolha que teremos de fazer. O custo de oportunidade é o preço que pagamos ao deixar de usufruir de determinadas vantagens/oportunidades, quando fazemos outra opção.
Um exemplo relativo às empresas. Um empresário do setor hoteleiro tem de escolher entre construir um