resumo plano 3
Costa, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2ª ed. São Paulo: Moderna,1997.
COMPORTAMENTO:
A) Instintivo – reações espontâneas. Exs: respirar, dormir, sentir frio, sentir medo.
Animais: reprodução e sobrevivência (sistemas de acasalamento, alojamento, migração, defesa e alimentação).
Homens: Ex: Filme: A guerra do fogo
B) Aprendizado – socialização - comunicação (sistema de símbolos - linguagem). Ex: Filme: O enigma de Kaspar Hauser – incapacidade de se humanizar. Homens: aquisição de varias formas de comportamento.
Este aprendizado dependeu da criação de um sistema de símbolos que constituem as linguagens - comunicação – transmissão do legado de experiências – inúmeras interpretações da realidade.
Daí encontramos: padrões de vida, de crenças e de pensamentos os mais diversos e que não são apenas fruto de uma estrutura genética da espécie, mas do compartilhamento de experiências simbólicas por um determinado grupo humano. – Culturas – raízes, significados e características próprias= diversidade cultural.
AS CULTURAS HUMANAS COMO PROCESSOS
Essa capacidade de pensar o mundo atribuindo significados à realidade e de transmitir aos descendentes assegurou ao homem um conjunto de informações e sentidos que é denominado CONHECIMENTO
As formas de interpretação da vida tendem a se perpetuar por meio dos RITOS E MITOS. Ao mesmo tempo, porém, é esse conhecimento acumulado nas tradições que possibilita operar transformações na cultura e na sociedade que as criou. Qdo obstáculos se apresentam exigindo a busca de diferentes formas de pensar o mundo o conhecimento existente evita que se parta do zero na elaboração de propostas mais adequadas para solução das dificuldades enfrentadas. E assim sucessivamente.
Daí concebermos as diferentes culturas como essencialmente dinâmicas, desenvolvendo mecanismos de conservação e mudança em permanente ajuste.
Logo, as diferenças/mudanças culturais