Análise de Imagem
The Frog – Johannes Stötter
A obra do artista de body painters, Johannes Stötter, chega a intrigar. Ele se inspira na natureza, frutas, flores, plantas ou animais, e faz com que a pintura corporal una-se ao fundo e crie uma ilusão de ótica impressionante onde os modelos parecem realmente camuflados.
Na fotografia de Meinhard Niederstätter, podemos ver o trabalho do pintor. A escolha da foto foi feita pelo fato da incrível composição de cinco pessoas em total sintonia, quatro nas laterais, onde estão em posição fetal e de lado, espelhadas para dar o efeito de simetria, e outra ajoelhada e de frente para o plano fotográfico. Camufladas no cenário e entre si, formam um único animal.
Com as cores fortes podemos facilmente fazer ligações à natureza – que é uma das intenções do artista – e ilusoriamente, quando “desfocamos” nosso olhar, visualizamos o sapo.
A técnica de visualização do pintor consiste não só na pintura, para que aconteça o efeito ótico, mas também para que o fotografo possa passar para os “leitores” essa sensação também.
O trabalho de luz e escolha das cores chamam a atenção pela vivacidade. O grande contraste de tons fortes como o verde e laranja nos remetem ao animal e seu habitat natural. A luz penetra nos corpos, dando uma claridade e pureza para que o trabalho de manipulação do fundo e posicionamento encaixem perfeitamente com o contexto da imagem.
Referências bibliográficas:
1. HYPENESS, Inovação e Criatividade para todos. Desafio: encontre as pessoas camufladas da obra desse artista. Disponível em: . Acesso em: 23 de julho de 2013.
2. Johannes Stötter Art | Fine Art Bodypaiting, Nature-Art, Performance. Disponível em: . Acesso em: 30 de julho de 2013.
3. Meinhard Niederstätter. Disponível em: . Acesso em: 30 de julho de 2013.