Anima: resgatando a alegria de ser criança
PROJETO ANIMA: RESGATANDO A ALEGRIA DE SER CRIANÇA
Projeto apresentado à disciplina Estagio Supervisionado I- Educação infantil, como requisito de avaliação de N1 e N2 de 5° período de pedagogia noturno, orientado pela professora Francisca Dantas Alencar.
GOIANIA/JUNHO DE 2013
PROJETO DO ESTÁGIO DIVERSIFICADO
TÍTULO: Anima: resgatando a alegria de ser criança 2. OBJETIVO GERAL: Promover um momento de diversão e integração para as crianças. 2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Estimular a socialização;
b) Resgatar brincadeiras já esquecidas.
c) Desenvolver a coordenação motora.
d) Promover a solidariedade através de doação.
3. JUSTIFICATIVA: O Projeto “Anima: resgatando a alegria de ser criança” tem como objetivo, propiciar a criança momentos de lazer e descontração através de brincadeiras. A brincadeira faz parte da vida da criança e inclui jogos e brincadeiras em escola ou instituição tendo como pressuposto a dupla ação de servir ao desenvolvimento, já que este processo é interligado. As atividades lúdicas são ferramentas que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão do mundo que a cerca. Oferece também oportunidade de ter uma infância com alegria, descontração, prazer e vivencia grupal. Segundo PEREIRA (2001), brincar (lúdico) vem de brinco+ar, brinco vem do latim vinculu/ vinculum, “faço” através de formas vinclu, vincru, vincro. Sobre a dimensão brincar constitui-se numa atividade de ligação ou vinculo com algo em si mesmo e com o outro, ou seja, e um ato de descobrimento, de recriação e de escolhas. E ainda sobre o assunto, HUIZINGA expressa.
“Uma atividade ou ocupação voluntaria, exercida dentro de certos e determinados limites, dotados de um fim em si mesmo acompanhado de uns sentimentos de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana” HUIZINGA(1996 p33)
As estudantes de pedagogia do 5°