Anhembi
Una Arquitetos
Escola de ensino fundamental, Campinas-SP * *
20 de Outubro de 2004. Visitas: 48.149
Fichas técnicas Fornecedores Plantas, cortes e fachadas
Grandes frestas laterais e fechamentos frontais vazados dinamizam a inserção do edifício
Escola vertical
A proposta do escritório Una Arquitetos para esta escola destinada a alunos de 5ª à 8ª série foireverter o recorrente isolamento entre edifício e cidade . Isso favorece a interação entre a escola e seu entorno físico e social.
“Parece simples e já foi feito antes, mas é difícil vencer a inércia da prática estabelecida”, comenta o arquiteto Fábio Valentim. Um exemplo disso é a série de barreiras físicas com que atualmente se pretende proteger os edifícios da violência urbana.
Além dos fechamentos , o projeto libera parte do terreno para aumentar o espaço público. Averticalização transforma o edifício, com dois grandes vazios nas extremidades, em pontos de referência na vizinhança.
Assim, o projeto se destaca pela ênfase em uma série de elementos arquitetônicos e urbanísticos que definem e qualificam a idéia de lugar. Um exemplo éo papel das esquinas, o térreo livre e a integração visual entre o espaço edificado e a paisagem circundante, que nesta escola foram articulados com habilidade a partir da implantação compacta.
O edifício é um grande volume prismático de quatro pavimentos . As empenas cegas das faces laterais e os painéis contínuos de venezianas plásticas, posicionados externamente às extensas fachadas longitudinais, definem claramente os limites e domínios espaciais da arquitetura. Ao mesmo tempo, são esses elementos que sinalizam os pontos de contato da edificação com o bairro e sua dinâmica urbana.
“Procuramos tornar a arquitetura da escola umareferência marcante em meio à vasta homogeneidade do conjunto habitacional”, afirma o arquiteto Fernando Viégas.
Isso, de fato, se verifica no belo