angola
Introdução--------------------------------------------------------------------pág.2
Desenvolvimento-----------------------------------------------------------------pág.3 à 5
Geografia
Comércio trans-saariano
Ouro
Sacrifícios
Conclusão----------------------------------------------------------------------------------pág.6
Referências---------------------------------------------------------------------pág.7
Introdução
A Gana, oficialmente República do Gana (em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana é significa "Warrior King" e é derivado do antigo Império Gana.
Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por um numero de antigos reinos predominantes chamados de Akan, incluindo os povos do reino anterior chamados de Império Ashanti, o Akwamu, o Akyem, o Bonoman, o Denkyira, e o Fanti, entre outros. Os não Akan formaram um povo chamado de Ga, assim como os Bonoman. Antes do contacto com os europeus o comércio entre os Akan e vários estados africanos floresceram devido à riqueza do ouro Akan. O comércio com os países europeus começara após o contacto com o Império Português no século XV, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colónia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país.
A Costa do Ouro alcançado a independência do Reino Unido em 1957, se tornar a primeira nação Africana a fazê-lo do colonialismo europeu. O nome Gana foi escolhido para a nova nação para reflectir no antigo Império de Gana, uma vez que estendeu por grande parte da África ocidental.
Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, a Organização das Nações Unidas, a Comunidade das Nações, a União Africana, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e um membro associado da Francofonia. Gana é um dos maiores