angola
Os Bantus constituem um grupo etnolinguístico que se localiza principalmente na África subsaariana com mais de 400 subgrupos diferentes. A unidade deste grupo, contudo, se traduz pela unidade da língua, uma vez que essas centenas de subgrupos têm como língua materna uma língua da família banta.
Expansão dos povos Bantu
Atualmente, a população angolana é majoritariamente composta pelo povo Bantu, que se subdivide em diversos grupos etno-linguísticos, tais como:
· Ovimbundu - originários da região de Benguela (costa sudoeste de Angola), eramtradicionalmente comerciantes, agricultores e pastores, economicamente superiores a outras tribos. A sua cultura foi bastante afectada pela colonialização e pelo contacto com os portugueses. Representam 37% da população angolana.
· Kimbundu (25%) - também chamados Mbundu, falam o Kimbundu, a terceira língua mais falada em Angola, falada por 1/3 da população. Têm origem no reino Mbundu, estabelecido por volta de 1400, cujo chefe, Ngola, deu o nome ao país. Vivem hoje sobretudo na região de Luanda e províncias de Bengo, Cuanza Sul e Norte e Malange (noroeste e centro norte). Embora tenham perdido uma parte da sua cultura tradicional durante o período de colonização, mantêm até hoje os seus valores e estruturas centrais enquanto comunidade matriarcal.
· Bakongo (13%) - presentes também no Congo, os povos Kongo chegaram a Angola no século XIII, desenvolvendo-se de forma próspera e organizada até à chegada dos portugueses. A religião católica abriu então caminho entre os Bakongo, através dos missionários, mas prevalecem, até hoje, suas crenças tradicionais baseadas principalmente no profetismo e messianismo, com importantes repercussões na organização política e social do povo, cujas tribos se encontram fragmentadas de