Angol
País: Angola
Introdução Localizado na região ocidental da África Austral, entre os paralelos 5 e 18 de latitude Sul, o território de Angola inclui parte dos sistemas hidrográficos do maior rio da África Ocidental, o Zaire ou Congo (4000 km), e do maior rio da África Oriental, o Zambeze (2680 km). O seu território é mais de duas vezes maior do que o da França e o da Grã-Bretanha, e quase doze vezes maior do que o de Portugal. Faz fronteira, a Norte e Nordeste, com a República Democrática do Congo, a Leste com a Zâmbia e a Sul com a Namíbia, sendo banhada a Oeste pelo Oceano Atlântico.A província mais a norte, Cabinda, constitui um enclave geograficamente separado do resto do território pela República Democrática do Congo.
2. Potencial Econômico
O potencial econômico de Angola é elevado, diversificado e tem merecido uma especial atenção por parte da comunidade empresarial, nacional e estrangeira.Angola dispõe das mais importantes reservas de petróleo, gás natural e diamante de África, além de outros valiosos recursos mineiros. A costa marítima angolana estende-se por 1650 quilômetros e nos seus mares habitam importantes espécies piscícolas.O país possui imensos solos férteis (estimados em 3,5 milhões de hectares) e o seu clima é favorável a uma grande variedade de culturas tropicais e semitropicais. Os seus numerosos cursos de água oferecem excelentes possibilidades de irrigação e conferem-lhe um relevante potencial hidrelétrica, com extensão para a rede energética da África Austral (SADC).Dotada pela natureza, Angola possui ainda recursos florestais e cenários eco ambientais e paisagísticos favoráveis às atividades de turismo. Todos estes argumentos são suficientemente aliciantes para despertar o interesse de quantos queiram contribuir para o seu desenvolvimento sustentado, vejamos alguns do seus potenciais:
Agricultura, Pecuária e SilviculturaO setor agrícola tem potencialidades comprovadas no passado colonial para as culturas de