ANGINA
O coração e os grandes vasos estão aproximadamente no meio do tórax, circundados lateral e posteriormente pelos pulmões e limitados pelo esterno e pela parte central da caixa torácica. Ele se encontra no mediastino médio com o ápice inclinado 40º para o lado esquerdo para baixo e a base para cima e um pouco inclinada para trás.
Anatomicamente falando, o coração de um homem adulto pesa 280 340 g e o de uma mulher, 230 a 280 g. O órgão é uma bomba com dois lados, com o sangue entrando em cada lado, por um átrio de paredes finas, do qual é impulsionado para a frente pelos ventrículos com musculatura mais espessa. O ventrículo direito é considerado mais fino que o ventrículo esquerdo devido a baixa pressão venosa e pós-carga relativamente baixa sobre o lado direito. O sangue entra nos ventrículos pelas válvas atrioventriculares, a valva mitral no lado esquerdo e a valva tricúspide no lado direito. Os folhetos dessas valvas são sustentados pelas cordoalhas tendíneas, que são cordões tendinosos fortes ligados pelos músculos papilares à superfície interna da parede ventricular. As artérias aorta e pulmonar são guarnecidas pelas valvas aórtica e pulmonar, respectivamente cada uma contendo três cúspides semilunares. A parede do coração é composta por três camadas: a mais externa é denominada epicárdio, a parte do meio é o miocárdio e a parte mais interna é o endocárdio. O coração é circundado e envolvido pelos pericárdios visceral e pariental que são separados através da cavidade pericárdica.
Algo interessante de se verificar no músculo cardíaco é a forma como suas fibras se dispõem, umas junto às outras, juntando-se e separando-se entre si. Uma grande vantagem neste tipo de disposição de fibras é que o impulso, uma vez atingindo uma célula, passa com grande facilidade às outras que compõem o mesmo conjunto, atingindo-o por completo após alguns centésimos de segundos. A este conjunto de fibras, unidas entre sí, damos o nome