Angeologia
Trabalho
Heresias sobre anjos e anjos caídos
Prof: Marcelo Macedo
Nome: Lucas Tavares
Carapicuíba
2014
Introdução
Hoje em dia estamos envolto de uma atmosfera que pode ser chamada de “neoangelical”, um exemplo disso são louvores gospel que falam muito de anjos descendo e trazendo com sigo espadas de fogo e etc e até mesmo vemos depoimentos de pessoas alegando ter visto anjos trazendo objetos no mínimo cômicos como, por exemplo, guloseimas e etc. Mas pior do que tudo isso é vermos propagandas como “mude o seu anjo da guarda” .
E tendo como base algumas dessas informações supracitadas verá nesse trabalho heresias relacionada ao tema.
Culto a Anjos
Uma das primeiras heresias que encontramos em algumas seitas e até mesmo em igrejas, são os cultos aos anjos as vezes por pequenos detalhes acabamos destoando da imagem cristocêntrica para uma imagem angeocentrica, um exemplo disso são alguns louvores que falam para esperarmos dos anjos benção ou até mesmo os anjos vão descer e vão te entregar algo ou fazer um rebuliço na igreja.
Vemos na bíblia em Apocalipse 19:10 que João é repreendido após se curvar ao anjo já que ele também é um subordinado de cristo e tendo isso como base, se na própria bíblia deixa explicito para não se curvar e adorar aos anjos porque então cultuaríamos eles?
Anjos caídos são diferentes de Demônios
Algumas seitas alegam que os anjos caídos são diferentes dos demônios sendo assim seriam duas entidades espirituais distintas em si, essas seitas usam como fundamentação a passagem do maníaco de Gadara (Lucas 8:27) que fala sobre um homem que estava possesso por demônios e quando Jesus ordenou que saísse pediram permissão para entrar em porcos.
Sendo assim eles falam que Demônios são entidades espirituais que vagam á procura de corpos para se apossar e são os remanescentes espirituais dos “nefilins”, enquanto os anjos caídos estão presos.
Acreditar na veracidade dessa ideia é a mesma coisa