Angeologia
Os anjos são descritos espíritos, porque diferentes dos homens, eles não estão limitados às condições naturais e físicas. Não têm carne nem ossos e são invisíveis. Aos anjos são atribuídas características pessoais; são inteligentes dotados de vontade e atividade. São recompensados pela obediência e punidos pela desobediência. A Bíblia fala dos anjos que permanecerem leais como “santos”. Os anjos bons são chamados “anjos eleitos”. Embora os anjos não constituam um organismo, evidentemente são organizados de algum modo. É evidente que eles são criaturas e, portanto limitados e finitos. A Bíblia de à entendê-la que os anjos de DEUS eram organizados e de maneiras hierarquias, ou seja, de uma forma de graduação e onde cada uma exercia um tipo de atividade. Existem Anjos Maus. Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, e como o homem dotado de livre escolha. Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu. No período intertestamentário, ouve um aumento pelos interesses dos anjos, talvez ideia de que DEUS se distanciava de seu povo. Então no judaísmo dava-se muita ênfase aos anjos e ja se falava pouco de DEUS.
O Apostolo Paulo tinha uma grande preocupação em relação aos cristãos estarem crendo mais em anjos e deixando para traz a busca pelo verdadeiro criador de tudo, o nosso DEUS. A Bíblia nos fala, que porque DELE e por ELE, para ELE são todas as coisas. Devemos Reconhecer os anjos, porem como facilitador, intercessor e administrador. DEUS E o único a quem devemos adorar.
Ef 6.12, onde Paulo diz que “a nossa luta não é contra a carne nem sangue, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal,