Anemia
Nomes: Arthur;Caroline A; Evelyn;Letícia;Leonardo;Roberta
Fontes: http://www.minhavida.com.br/
O que é Anemia?
A anemia é definida como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está baixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por vários nutrientes com ferro, zinco,vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência por ferro,denominada anemia Ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).
Diagnóstico:
O nível de hemoglobina é um dos indicadores que tem sido amplamente utilizado em inquéritos epidemiológicos para a anemia, além de ser considerado adequado num diagnóstico preliminar para levantamentos em campo.
O ponto de corte pela OMS para nível de hemoglobina indicativo de anemia em crianças de 6 a 60 meses e em gestantes é abaixo de 11,0 g/dl.
Causas:
As causas da anemia por deficiência de ferro, tanto em crianças quanto em gestantes, são basicamente o consumo insuficiente de alimentos fontes de ferro ou com baixa biodisponibilidade. Na gestante a anemia pode ser causada também pelas baixas reservas de ferro pré-concepcionais.
Sintomas de Anemia:
Os principais sinais e sintomas de anemia por carência de ferro são:
-Fadiga generalizada
-Anorexia (falta de apetite)
-Palidez de pele e mucosas (parte interna do olho)
-Menor disposição para trabalho
-Dificuldade de aprendizagem nas crianças
- Apatia (crianças muito “paradas”)
Tratamento:
O ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos