Anemia
O diagnóstico da anemia é baseado no histórico médico do paciente e de sua família, exame físico e resultados de testes. Uma vez que anemia nem sempre apresenta sintomas, o médico pode descobri-la ao checar outra condição médica.
Histórico médico familiar para diagnóstico da anemia
O médico poderá perguntar ao paciente se ele apresentou qualquer um dos sinais e sintomas comuns de anemia, e se teve alguma das doenças ou condições médicas que poderiam causar anemia.
O médico também poderá perguntar sobre remédios que toma, como é a dieta, e se tem membros da família com histórico de anemia. | |
Exame físico para diagnóstico da anemia
O médico fará um exame físico para descobrir a gravidade da anemia e checar as possíveis causas. Ele poderá:
Escutar o coração para verificar batimentos rápidos ou irregulares.
Escutar os pulmões para respiração rápida ou irregular.
Sentir o abdômen para verificar o tamanho do fígado e baço.
O médico também poderá fazer exame pélvico ou retal para verificar origens comuns de perda de sangue.
Testes e procedimentos diagnósticos
O médico pode pedir vários outros testes para descobrir que tipo de anemia o paciente tem e a sua gravidade.
Teste de contagem completa do sangue para diagnóstico da anemia
Geralmente o primeiro teste para detectar anemia é contagem completa do sangue, o qual mede várias partes diferentes do sangue. Esse teste checa os níveis de hemoglobina e hematócritos. Hemoglobinas são proteínas ricas em ferro nas células vermelhas, que carregam oxigênio ao corpo. Hematócrito é a medida do espaço que as células vermelhas ocupam no corpo. Baixos níveis de hemoglobina ou hematócrito podem ser um sinal de anemia.
A contagem completa do sangue também mede a quantidade de células vermelhas sanguíneas, células brancas sanguíneas e plaquetas. Resultados anormais dessas células podem ser sinal de anemia, desordem no sangue, infecção ou outra condição.
Na contagem completa do