Anelideos e artropodes
1-Segundo o Eng. Agrônomo Vitor Del Mazo, “ o húmus produzido pelas minhocas pode ser utilizado em propriedades agrícola de qualquer porte e para absolutamente todos os tipos de culturas. Com a vantagem de permitir o aproveitamento de restos culturais , podas, jornais velhos, esterco e assim por diante”. Comente sobre o processo de humificação realizada pelas minhocas, descrevendo de que forma ele acontece.
O húmus, camada fértil do solo, produzido pelas minhocas afetam o bom desenvolvimento das plantas. Fornece nutrientes as plantas, melhora a germinação, respiração, o crescimento e absorção das raízes. E acontece da seguinte forma: as minhocas decompõem resíduos, dejetos de animais e lixo urbano (orgânico). Elas digerem estas substâncias que são excretas sobre forma de húmus.
2-Comente sobre as similaridades existentes entre os anelídeos e artrópodes, que sugerem que estes apresentam um ancestral comum. Existem semelhanças entre esses dois grupos de animais, como a segmentação, a qual os artrópodes, além dos anelídeos, são os únicos invertebrados segmentados, diferindo deles por não apresentarem septos intersegmentares internamente. Também não há repetição dos órgãos internos como nos anelídeos. Além da segmentação, há presença de uma epiderme secretora de quintina, a estrutura dos sistemas nervoso e digestivo, etc. Em função dessas semelhanças é provável que tenha havido relação evolutiva entre os ancestrais dos artrópodes e dos anelídeos.
3-Descreva o processo de ecdise realizado pelos artrópodes, citando vantagens e desvantagens do mesmo.
A ecdise é o nome do processo de crescimento dos artrópodes. O mecanismo é ditado pela atuação de dois hormônios o ecdisônio, que tem papel de estimular as células epiteliais a darem início ao processo de ecdise; e o hormônio inibidor de mudar (MIH), que age ao contrário ao ecdisônio. Todo o