Resenha
Direção: Stephen Herek
O filme mostra o desafio de um professor de música, que inicia sua jornada de trabalho, desmotivado sem objetivos definidos para suas aulas, não vê nenhum prazer em ensinar.
No início não consegue motivar seus alunos, nem a si mesmo. Estar ali, somente para ensinar música e ganhar dinheiro. De modo geral não está preocupado com a aprendizagem e conhecimentos musicais de seus alunos.
Suas aulas tornam-se mais proveitosas, quando o professor se auto-avalia e reconhece que suas aulas não estão interessantes, mudando totalmente seu modo de ensinar, sua metodologia.
Seu primeiro passo foi explorar os conhecimentos musicais dos alunos, que ritmos os agradavam. Ao descobrir as preferências musicais dos alunos pelo rock end roll, então o professor começa a ensinar música, tornando suas aulas mais agradáveis, um verdadeiro sucesso.
O filme mostra também as dificuldades enfrentadas pelo professor em lecionar numa escola tradicional. A preocupação dos diretores da escola foi imediatamente questionada, pelo fato do mesmo estar usando em suas aulas rock end roll. Então, o professor Holland diz: “usarei todos os ritmos musicais, que julgar necessário para fazer com que meus alunos aprendam a amar a música”.
Do momento em que o professor modifica sua forma de ensinar, a aprendizagem acontece, seus alunos despertam para o conhecimento. Em sua primeira turma, ajuda uma aluna com dificuldades em tocar clarinete, pedindo-a aulas extras. A aluna enfrenta problemas de auto-estima, e o professor busca maneiras de motivá-la dizendo: “a música tem que ser tocada com o coração, e que precisa acreditar mais em si mesma”.
Buscando diferentes maneiras de orientar sua turma, descobriu novos talentos como no caso do aluno que ensinou a tocar tambor, para que o mesmo não perdesse sua vaga no time de futebol. Foi uma atitude sensacional, sua criatividade e persistência, tornando-se um ótimo instrumentista da banda marcial.
Inúmeros