Trabalho de biologia anelídeos, moluscos e artrópodes
Professor: Moacir | Disciplina: Biologia
Aluno:Jhonathan de Souza Batista | Nº 10 | 2° Gestão Comercial | Tarde | Turma única
Trabalho de Biologia
Anelídeos, Moluscos e Artrópodes
Campina Grande, PB | 23/11/2011
Índice
1. Introdução
2. Desenvolvimento 2.1 – Anelídeos 2.2 – Moluscos 2.3 – Artrópodes
3. Conclusão
4. Bibliografia
.:Introdução:.
Dentro do estudo dos invertebrados, o filo artrópodes merece atenção especial. Ele agrupa mais de 800 mil espécies, conta que supera todos os demais filos reunidos. Além disso, merecem citação a grande diversidade dessas espécies; Sua boa adaptação a diferentes ambientes; as vantagens em competição com outras espécies; a excepcional capacidade reprodutora; a eficiência na execução de suas funções; a resistência a substâncias tóxicas e a sua perfeita reorganização social, caso das abelhas, formigas e cupins.
O registro fóssil mostra que os Moluscos existem na terra há cerca de 600 Ma. Estão identificadas na atualidade cerca de 100000 espécies, sendo o segundo filo animal mais numeroso.
Este Filo inclui alguns dos animais mais lentos e alguns dos mais rápidos e ativos de todos os invertebrados. Pertence a este Filo o maior invertebrado conhecido, o calamar gigante.
A maioria dos Moluscos, como o polvo, a lula, o choco, as ameijoas e os búzios são aquáticos, havendo porém, alguns terrestres como o caracol e a lesma.
Apesar da diversidade que podem evidenciar, os Moluscos possuem um conjunto de características básicas comuns.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo alongado, segmentado e mole. O corpo dos anelídeos é composto por uma cabeça numa das extremidades e uma calda em outra extremidade. Curiosidade: - Pesquisadores já catalogaram e estudaram mais de 6 mil espécies de animais anelídeos; -Vivem tanto na água doce como no solo; -Apresentam ventosas em cada extremidade do corpo; -A respiração destes anelídeos