Reino Animália
Reino Animália
Índice
Poríferos 2
Cnidários
Platelmintos
Nematelmintos
Anelídeos
Moluscos
Artrópodes
PORÍFEROS
Os poríferos são seres heterótrofos que vivem em colônias nos ambientes aquáticos, predominantemente marinhos. Esses seres não possuem tecidos bem definidos, não apresentam órgãos como a maioria dos animais e nem sistema nervoso.
Poríferos também são chamados de esponjas pois seus esqueletos são formados por várias substâncias, e entre elas destaca-se uma rede de proteína chamada espongina.
As esponjas possuem pequenos orifícios em todo o seu corpo chamados de poros, e alimentam-se filtrando a água que passa através delas, coletando assim microrganismos que são digeridos pelas espículas.
A reprodução dos poríferos pode ser sexuada ou assexuada. Na reprodução assexuada, a formação de novas esponjas é através do brotamento. Já na reprodução sexuada, os gametas masculinos quando já maduros, saem pelo ósculo e são levados pela corrente de água até que penetrem em outra esponja, onde um deles irá fecundar um óvulo. Após a fecundação, ocorre a formação do zigoto que se transforma em uma larva, essa larva sai do corpo da esponja e se fixa em uma rocha onde irá formar uma nova esponja.
CNIDÁRIOS
Os cnidários são animais aquáticos (hidras, águas-vivas, corais, anémonas e caravelas). Foram os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva o que possibilitou uma maior ingestão de alimentos.
Os cnidários reproduzem-se de forma assexuada e sexuada. Na reprodução assexuada a sua multiplicação ocorre por meio do brotos que ficam ligados nas alterais (da hidra). Na reprodução sexuada, a hidra é hermafrodita, ela produz um único óvulo que se desprende do ovário, os espermatozoides são liberados na água e vão à procura do óvulo. A fecundação ocorre no corpo da hidra, o zigoto formado fica protegido por uma camada espessa de quitina, e