A biologia animal
Por R. N. Almeida
Segundo alguns cientistas, todos os animais hoje existentes surgiram de um único ancestral comum, sendo esse uma colônia de protozoários primitivos, com células semelhantes às que recobrem as cavidades internas do copo dos poríferos, a colônia teria dado origem a dois ramos, um continuando simples agregando os poríferos e o outro ficando mais complexo, sendo esse segundo o descendente de todos os outros animais.
O propósito desse arquivo é simples: ao chegar no Ensino Médio, mais precisamente ao estudar a taxonomia e a biologia dos organismos, a maioria dos alunos pode se perguntar por que um anelídeo, de repente, tenha alguma semelhança com um nematelminto, ou qual o diferencial de classificação dos filos. Tomando como exemplo o já citado, poderia surgir o seguinte questionamento: “Anelídeos são cilíndricos, assim como os vermes cilíndricos, por que, então, são postos em filos diferentes?”. Assim como os alunos que fazem esses questionamentos, eu também os fiz, por conta disso, resolvi montar um esquema do parentesco evolutivo dos animais, desde o mais simples porífero ao mais complexo cordado.
Pois bem, não esperem aqui uma classificação tão detalhada de cada um dos filos, citando classes, ordens e etc., por que o propósito será mantido: evolução e semelhanças. Antes de tudo, é importante conhecer os conceitos que eu citarei a seguir
:
Reprodução assexuada
: Tipo de reprodução em que um único organismo origina descendentes sem que haja mistura genética com outros indivíduos da espécie.
Reprodução Sexuada
: Tipo de reprodução em que ocorre a fusão de duas células sexuais haplóides, uma feminina
–
óvulo
–
e uma masculina
–
espermatozóide
–
, originando uma única célula ovo
–
zigoto
–
diplóide.
Blástula
: Consiste em uma cavidade presente no bolo de celular originado no desenvolvimento do zigoto, está presente em todos os animais e seu próprio
desenvolvimento