Andrea Mantegna
Andrea Mantegna
- Nasceu em 1431, Isola di Carturo, atualmente Itália.
- Morreu em 13 de Setembro de 1506 em Mantua
- Pintor realista Italiano
- Destacou nas suas obras o volume escultural das figuras, quase monocromáticas, acentuando pelo domínio do conhecimento anatómico e pela aplicação da perspetiva.
Pintou formas arquitetónicas de um modo majestoso e em construções perspéticas imponentes, como o fresco do teto da câmara dos Esposos, no palácio Ducal de Mântua.
- Realista: interesse pela perspetiva, anatomia e volumetrias
É considerado o primeiro mestrerenascentista do Norte de Itália. Pintou afrescos e retábulos e representou em proporções naturais o corpo humano. Deentre as suas obras mais conhecidas, de uma maneira geral notáveis pela naturalidade das expressões e pelagraciosidade das poses, destacam-se Cristo Morto e O Martírio de S. Sebastiã
Calvário
Identificação
Titulo: Calvário
Autor: Andrea Mantegna
Data: 1457-1459
Local atual: Paris, Museu do Louvre dimensões de 96cm x 76cm
Materiais e Técnicas
Têmpera sobre tela de madeira
A têmpera é uma técnica de pintura no qual os pigmentos podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante pode ser uma emulsão de água e gema de ovo, o ovo inteiro, ou somente a clara.
Permite que as tintas se tornem mais homogéneas e pastosas.
Tema e conteúdo:
Representa uma temática religiosa cristã, apresentando a cena do Calvário, onde Jesus foi crucificado.
"Desde o meio-dia até às três horas da tarde, as trevas envolveram toda a terra. Cerca das três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte:? «Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?» Alguns dos que ali se encontravam, ao ouvi-lo, disseram: «Está a chamar por Elias.» Um deles correu imediatamente, pegou numa esponja, embebeu-a em vinagre e, fixando-a numa cana, dava-lhe de beber. Mas os outros disseram: «Deixa; vejamos se Elias vem salvá-lo.» E Jesus, clamando outra vez com voz