Pintura renascentista
Módulo 5 – A Cultura do Palácio
O nascimento da Vénus
Trabalho Realizado por: Paulo Abreu , Turma 42
Introdução
Na antiguidade a pintura era vista como um ofício, os mestres pintores recebiam encomendas importantes com prazos limitados para as executar, as obras tinham de ter conteúdos pré- definidos e destinados a um fim pré-determinado.
A pintura renascentista caracteriza-se pela aplicação de leis matemáticas e princípios geométricos, é realista e de inspiração profana.
Com este trabalho pretendo melhorar os meus conhecimentos sobre a pintura renascentista, e conhecer melhor a vida e os feitos de alguns pintores como o Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Andrea Mantegna, entre outros.
Enquadramento Histórico
O renascimento surgiu em Itália, no século XV, o apogeu do renascimento deu-se entre os séculos XV e XVI, destacaram-se diversos artistas polivalentes considerados génios da humanidade.
No período do renascimento a pintura foi enriquecida com um novo processo técnico, um processo a óleo, bastante mais prático do que os processos anteriores conhecidos pelos afrescos.
O homem nesta época já era um homem moderno, com espirito racionalista e uma mentalidade científica, a ciência do renascimento era o humanismo, o estudo e conhecimento do homem. As teorias artísticas renascentistas fundaram-se no conhecimento e estudo das obras da antiguidade clássica greco-romana.
O espirito do humanismo começou a manifestar interesse no povo e fez-se sentir no aparecimento de um novo género “ o retrato”. Os pintores renascentistas começaram por se concentrar na individualização, ou seja no rosto, no inicio a utilização mais usada era o perfil, pois partia-se do principio que era a melhor forma de corresponder a maior exatidão.
“A dama com o arminho” de Leonardo da Vinci
Desenvolvimento
O renascimento que se registou na Itália no século XV não foi o primeiro momento em que os artistas demonstraram interesse pela arte