Artistas do proto renascimento
Donatello:
Donatello foi considerado o mestre renascentista da escultura do Quattrocento. Classicista, retomou à escultura greco-romana para criar um novo princípio, o de harmonia e perfeição lendária. Se concentrava na representação realista, dramática e personificadaem suas obras. Fazia esculturas em diversos materiais como o mármore, a madeira e bronze, onde realizava suas esculturas usando um técnica que ele mesmo tinha criado, o baixo relevo. Em suas esculturas, estavam quase sempre representados corpos humanos, tanto homens como mulheres.
Gattamelata Ano: 1450.Local: Cidade de Pádua Maria MadalenaAno: Século 1453 –1455.Local: . museu do Duomo emFlorença, na Itália
Michellozo:
Foi escultor e arquiteto italiano. Particiou da oficina de Ghiberti e depois do Donatello (ambos trabalharam principalmente na fusão de esculturas de bronze). Trabalhou com Donatello, criando obras importantes, como o Monumento Aragazzi em Montepulciano em 1437. Michelozzo foi responsável pela reestruturação do Convento de San Marco, realizado entre 1436 e 1443. A biblioteca, construída com três naves com colunas jônicas e arcos em pedra, é organizada em sentido longitudinal, a luz vem das janelas laterais grandes para iluminar balcões de madeira suporte para livros. Michelozzo conciliava a memória do gótico florentino com os clássicos usando novas diretrizes, evidentes no uso de membering, e no resultado uma clara formulação de espaço elegante. Está na origem da linguagem arquitetônica mais utilizado no Quattrocento e expressa uma pesquisa original.