Ancoras de profissão
A âncora de carreira é “uma combinação de áreas percebidas de competências, motivos e valores das quais não abrimos mão, representam o nosso próprio eu”.
A primeira palestra nos mostrou como se familiarizar com instrumentos que permitem a percepção, análise e tomada de decisões a cerca de sua carreira profissional.
O mercado de trabalho, cada vez mais exigente e seletivo, provoca entre os profissionais, simultaneamente, um desejo de melhor posicionamento frente à competição acirrada, uma leve insegurança quanto ao futuro próximo e, consequentemente, um ligeiro medo de ficar excluído das melhores oportunidades. A construção de uma carreira bem-sucedida pode ser encarada como uma interminável sucessão de disputas diárias pela ocupação dos melhores espaços profissionais, espaços que são conquistados por meio de estratégias eficazes.
Quando o profissional faz escolhas em sua carreira, deve identificar - pelo menos - uma crença da qual não abriria mão, na hora de tomar uma decisão que afetasse a sua trajetória profissional.
Um bom profissional tem que saber trabalhar em equipe, pois cada componente da equipe pode compartilhar com os seus colegas, aquelas valiosas informações que estão ao seu alcance, possibilitando que a atividade seja desenvolvida com padrões elevados de qualidade.
Comunicar-se bem oralmente e por escrito, , as pessoas que sabem transmitir de maneira simples o que estão pensando têm acesso às melhores oportunidades nas empresas.
Cuidar do próprio aprendizado, profissionais modernos e atualizados como timoneiros, que aprendem a navegar nas mais difíceis tempestades, sabem que precisam tornar-se eternos estudantes, para manter a nossa capacidade de competir no mercado de trabalho e para usufruir as novas tecnologias. Por esta razão, é vital permanecer numa condição de aprendizado e atualização contínuos.
Cultivar relacionamentos, pois em cada profissão que se escolhe aparece inúmeras oportunidades de conhecer pessoas