Mito
O que é mito?
É uma narrativa tradicional, de conteúdo religioso, que procura informar os principais acontecimentos da vida, por meio do sobrenatural.
Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais de vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito é o relato, a experiência da vida. Eles ensinam que nós podemos voltar para dentro.
Quais as características do mito?
É um texto narrativo que reflete a cultura de um povo, mostrando como ele vê o mundo e a realidade. Caracteriza-se por referirem-se a seres extraordinários, como deuses, divindades, semideuses e heróis, cuja conduta é modelo de vida para os homens de todos os tempos. O narrador pode ser observador ou personagem, o tempo narrativo geralmente é o passado e a linguagem segue a norma-padrão.
O mito está ligado as questões de linguagem e a vida social do homem, pois a narração dos mitos é própria de uma comunidade e de uma tradição comum.
O Mito na sociedade.
Como forma da comunicação humana o mito está relacionado, as linguagens e a vida social do homem, possibilitando a ele um conhecimento anterior das coisas, sendo fundamental para que se possa aprender a decifrar os símbolos.
Diferença entre mito e filosofia.
MITO: não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível; a autoridade é posta na confiança religiosa no narrador.
FILOSOFIA: não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis; exige explicação coerente, lógica e racional; autoridade: vem da razão, que é a mesma em todos os seres humanos, e não da pessoa do filósofo.
Como aconteceu a passagem do mito para o mundo científico?
O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vivi: a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo.