Recursos humanos
Frase que achei, e que resume mais ou menos o assunto:
“Autoconceito é fundamental para uma correta orientação de carreira”
Âncoras de carreira
O que te faz levantar todos os dias e ir para o trabalho? Com certeza, consciente ou inconscientemente, a resposta reside em suas motivações internas e externas, definidas no ambiente corporativo como: âncoras de carreira.
Mas o que são âncoras de carreira? Segundo Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional, e criador desta definição, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais.
Na definição de Edgar Schein (1993) é uma combinação de áreas percebidas de talentos, competência, valores e motivos dos quais não se abre mão quando se confronta com a necessidade de fazer escolhas em sua profissão. Assim, as âncoras de carreira são inclinações pessoais que servem de guia para as decisões relativas à carreira individual, ou seja, são diversas motivações e habilidades ocupacionais que orientam e integram as experiências profissionais. Portanto, o conceito de âncoras de carreira é uma forma de explicar os padrões dos motivos que levam às tomadas de decisões e de escolhas profissionais. Esses padrões consideram autopercepção de talento, motivos e valores que serviam para guiar, para mudar ou estabilizar as carreiras dos indivíduos durante todas as fases ou estágios, ou seja, por toda a vida.
As âncoras definidas por Schein (1993) são Aptidão técnico-funcional, Aptidão administrativa geral, Autonomia/Independência, Segurança/Estabilidade, Criatividade empreendedora, Vontade de servir/Dedicação a uma causa, Puro desafio e Estilo de vida.
Referências:
http://www.convibra.com.br/2007/congresso/artigos/160.pdf http://keillalopes.files.wordpress.com/2011/10/1-artigo-pronto-pdf.pdf http://www.sbcoaching.com.br/coaching/ancoras-de-carreira