Ancilostomose 1
Bruno Gasparin
Jéssica Santos
Mariana Fernandes
Sara Zanelato
Ancilostomose
Também conhecida popularmente como “amarelão”, esta é uma doença provocada por vermes nematódeos da espécie Ancylostoma duodenale e Necator americanus. Estes se instalam no sistema digestivo dos seres humanos e passam a se alimentar do sangue do hospedeiro. Caso essas larvas sejam ingeridas ao invés de penetrarem na pele, estas alcaçam o instestino delgado. Outros sinônimos desta complicação são “doença do jeca-tatu”, “anemia-dosmineiros” e “mal-da-terra”.
Jeca Tatu
Agente Causador
A ancilostomose é causada por nematelmintos. As espécies parasitárias são Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
O tamanho destes microrganismos varia em torno de 0,8 a 1,3 cm. Quando estão presentes nas fezes possuem aparência avermelhada, devido à hematofagia que realizam no intestino dos hospedeiros. Um aparelho bucal característico destes seres permite que eles fiquem fixos ao ducto intestinal. Na porção anterior eles possuem pequenos dentículos afiados que rasgam a parede do intestino provocando hemorragias. Através das lesões eles se alimentam, sugando o sangue do hospedeiro. Cada fêmea consegue produzir cerca de 30 mil ovos por dia. Estes se tornam embrionários em 24 horas.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado por meio de exame de fezes
Sintomas
Prevenção
Uma das medidas mais importantes para manter-se prevenido da ancilostomose é sempre fazer uso de calçados, principalmente quando em contato com a terra. Esta pode estar contaminada com milhares de larvas dos parasitas.
Construir sanitários adequados e com fossa séptica é outra medida de muita importância. As fezes não devem, em hipótese alguma, entrar em contato com o solo e com a água.
Uma série de doenças pode ser evitada somente através desta simples medida: nunca faça suas necessidades fora do banheiro. Os portadores precisam ser devidamente tratados para que não infestem a região.
Tratamento
O