FUNDA O UNIVERSIDADE FEDERAL DE ROND NIA
NÚCLEO DE SAÚDE-NUSAU
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA
Acadêmicos:
Junniene Beckman Barbosa
Natâne dos Santos Santiago
Docente:
Profº. Eulália Gonçalves De Aquino
Ancylostomideos (Necator americanus, Ancylostoma dudenale)
Porto Velho-Ro, 28 De Maio De 2012.
Junniene Beckman Barbosa
Ancylostomideos (Necator americanus, Ancylostoma dudenale)
Trabalho acadêmico avaliativo Disciplina de parasitologia pela docente Eulália Gonçalves de Aquino.
Porto Velho-Ro, 28 De Maio De 2012.
Sumário
1.0 Introdução
Ancylostomidae é uma das mais importantes famílias de Nematoda cujos estágios parasitários ocorrem em mamíferos, inclusive em humanos, causando ancilostomose. A ação dos parasitos, tanto por etiologia primária como secundária, geralmente desencadeia um processo patológico de curso crônico, mas que pode resultar em conseqüências fatais. Dentre mais de 100 espécies de ancylostomidae descritas, apenas três são agentes etiológicos das ancilostomoses humanas: Ancylostoma duodenale, Necator americanus e Ancylostoma ceylanicum. As duas primeiras espécies são os principais ancilostomatídeos de humanos.
Na superfície do globo terrestre a família Ancylostomidae é encontrada em algumas partes da zona tropical e subtropical. Em países frios, esses helmintos encontram certas condições favoráveis para seu desenvolvimento extra corporal, como túneis, minas de carvão, etc. Razão pela qual a infestação alcança lugares muito setentrionais, como o norte da Europa, onde normalmente as espécies, Necator americanus e Ancylostoma duodenale, são encontradas.
No Brasil, os mesmos são encontrados em lugares habitados por imigrantes japoneses e europeus, sendo que praticamente todo o território nacional é assolado por essa verminose, excetuando-se locais de maior altitude e alguns centros urbanos cujo poder aquisitivo e cultural é mais desenvolvido. Ao contrário do