CORRENTE ABNT
SOROCABA
2015
Pesquisa corrente elétrica:
Corrente elétrica, entender este conceito facilita o entendimento de muitos fenômenos da natureza. A corrente elétrica, e a eletricidade em si, estão presentes todo o tempo a nossa volta, e até em nós mesmos.
A corrente elétrica só pode se estabelecer se dois pontos, um que tenha excesso de elétrons (ou que esteja carregado negativamente) e outro que os tenha em falta (que esteja carregado positivamente) forem interligados por meio de um fio condutor ou de elementos que sejam condutores os pontos que estão sob potenciais diferentes, ou seja, que manifestam o excesso de cargas e a falta de cargas consistem numa fonte de energia elétrica e essa energia será utilizada no momento em que a corrente puder circular entre eles.
Dois corpos carregados de eletricidade que sejam interligados da forma indicada consiste numa fonte momentânea de energia, pois uma vez que o equilíbrio das cargas seja restabelecido a corrente cessa.
No entanto, podemos elaborar dispositivos que, convertendo energia de outro tipo em energia elétrica mantenha constantemente, entre dois polos, a falta de elétrons e o excesso.
Esses dispositivos são os geradores de energia elétrica como as pilhas, os dínamos, as células solares, etc.
Veja então que à medida que cargas negativas (elétrons) forem saindo do polo negativo para neutralizar as cargas do positivo, o dispositivo gerador se encarrega de manter o desequilíbrio retirando cargas negativas que chegam ao positivo e recolocando-as em lugar das que saem do negativo
Exemplo de corrente:
-Relâmpago; uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
-No nosso corpo impulsos elétricos do olho passa para o cérebro. Nas células da retina existem substancias químicas que são muito sensíveis à luz, quando uma imagem se forma na nossa retina estas substancias produzem impulsos elétricos que são transmitidos ao nosso