Voçê pensa
Necator americanus
É um dos nematódeos causadores da ancilostomose.
Seu tamanho adulto varia de 0,8 a 1,3 cm.
O Necator americanus apresenta lâminas na cápsula bucal e o macho possui bolsa copuladora na região posterior.
Quando eliminados nas fezes, são avermelhados por causa da hematofagia e histiofagia que fazem no trato gastrointestinal do hospedeiro.
Os ovos
(1) são liberados no ambiente e tornam-se larvados. A larva rabditóide
(2) leva por volta de uma semana para tornar-se filarióide
(3) A infecção mais comum é por penetração da larva pela pele humana, mas pode ocorrer penetração por mucosas (boca). A infecção ocorre preferencialmente em locais baixos, alagáveis e férteis. A larva atinge a circulação linfática ou vasos sangüíneos, passando pelos pulmões e retornando até a faringe para a deglutição (Ciclo de Looss). O local preferencial de instalação no intestino é no final do duodeno, mas ocasionalmente pode atingir o íleo ou ceco (em infecções maciças) onde torna-se adulto
(4) O período pré-patente varia de cinco a sete semanas.
A penetração da larva causa dermatite, que pode variar de intensidade.
Nos pulmões pode haver bronquite/alveolite.
O intestino é acometido pela hisitiofagia e hematofagia dos parasitos, através das quais se alimenta.
Podem também se formar úlceras intestinais, anemia e hipoproteinemia.
Uso de calçados, hábitos de higiene corporal, fervura da água a ser ingerida e cuidados na preparação de alimentos são medidas preventivas.
Ancilostomose
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde relativos a 2002, 1,3 bilhão de pessoas no planeta (sobretudo nas regiões tropicais e subtropicais) estão infectadas pelo ancilostoma e 65 mil morrem devido à anemia associada à doença.
Popularmente conhecida como amarelão, a enfermidade tornou-se célebre graças a Monteiro Lobato, quando este criou o personagem Jeca Tatu - caipira considerado por todos preguiçoso e idiota, mas que ao se descobrir doente de