anatomy
A auto-imagem é designação do conhecimento que o indivíduo tem de si próprio. Ou seja , é a descrição que cada indivíduo faz de si próprio.
A auto-imagem surge na interação da pessoa com seu contexto social, conseqüência de relações estabelecidas com os outros e para consigo mesmo. Deste modo, o ser humano pode entender e antecipar seus comportamentos, cuidar-se nas relações com outras pessoas, aprende a interpretar o meio ambiente em que vive e tentar ser o mais adequado às exigências que lhe são feitas e que ele propõe para si mesmo. A linguagem (língua) seria a conexão entre o” Eu” e a sociedade na qual vive, entendendo melhor o processo de comunicação entre ele mesmo e os outros. ( A. LEITE, C. PAÚL, & J. SEQUEIROS). Esse conhecimento é influenciado por outro factor, auto-estima.
A auto-estima é o conjunto de atitudes que cada individuo tem sobre si mesmo, uma percepção avaliativa sobre si próprio, uma maneira de ser,segundo a qual a própria pessoa tem ideias sobre si mesmo, que podem ser positivas ou negativas. Não é estática, pois apresenta uma descontinuidade, revelando-se nos acontecimentos sociais, emocionais e psíquico-fisiológicos (psicossomáticos), emitindo sinais detectáveis em vários graus. Ninguém deixa de pensar em si mesmo, todos temos tendência a nos avaliar, porém o fazemos de um modo diferente, distinto, cada um à sua maneira, levando em conta o mundo ao seu redor. Aí o papel de um educador ou da área de Pedagogia, Psicologia, Medicina, Serviço Social, Psicopedagogia, entre outros tantos profissionais de ajuda.
Por outro lado estas duas características são ambas influencias pela auto-realização. Auto-realização (RAIA DIPLOMÁTICA . 2012) são necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. (ser constantemente mais do que é – vir a ser tudo o que pode ser). Sempre dizemos que todo