001 Anatomy s book Osteologia
Osteologia é o ramo da ciência que compreende o estudo dos ossos e de seus componentes estruturais.
Os ossos apresentam proeminências denominadas acidentes ósseos e cada osso tem suas características próprias. Para você compreender mais facilmente a osteologia é necessário dividir o esqueleto em duas partes: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
Esqueleto Axial: Compreende os ossos que formam a cabeça, a coluna vertebral e o tórax. Esta porção do esqueleto forma o eixo principal de suporte do corpo e protege o sistema nervoso central (SNC) e os órgãos do tórax. Sendo assim, os ossos do esqueleto axial são os ossos do crânio e face, as vértebras, o osso sacro, o cóccix, as costelas e o osso esterno.
Esqueleto Apendicular: Inclui os ossos dos membros superiores (MMSS) e inferiores (MMII) e os ossos pelos quais esses membros se articulam com o esqueleto axial, isto é, a cintura escapular e a cintura pélvica. A cintura escapular não forma um suporte muito firme, estando presa ao esqueleto axial somente pelo osso esterno. Este suporte, entretanto, é suficiente, porque os MMSS não suportam o peso do corpo. A cintura escapular permite uma ampla gama de movimentos dos ombros e une o esqueleto axial ao apendicular nesta região. A cintura pélvica, ao contrário, suporta todo o peso do corpo. Para cumprir essa função não basta que tenha uma fixação mais extensa no esqueleto axial, mas também que os dois lados da cintura pélvica se fixem um ao outro pela sínfise púbica. Além disso, a cintura pélvica está alinhada com os ossos dos MMII de tal maneira que transfere a eles a maior parcela do peso que ela suporta. A cintura pélvica representa a união do esqueleto axial ao apendicular na região da pelve.
Região
Esqueleto Axial
Cabeça
Coluna Vertebral
Tórax (Costelas e Esterno)
Esqueleto Apendicular
Cintura Escapular
MMSS
Cintura Pélvica
MMII
Número de Ossos
Total
29
26
25
80
4
60
2
60
126
Esqueleto Axial
Coluna Vertebral: Detalhes específicos das