Anatomia
Sistema Urinário: 01) Citar os órgãos (e estruturas) que constituem o sistema urinário descrevendo a função de cada órgão ou estrutura;
Rim: Eles são responsáveis pela produção e emissão da urina e funcionam também como glândulas endócrinas, pois produzem a renina que controla a secreção de aldosterona. Cada rim possui 1.250.000 neufrônios, a unidade estrutural e funcional do órgão.
Ureter: Trata-se de um tubo muscular longo que faz a conexão e o transporte da urina do rim com a bexiga.
Bexiga: É uma bolsa situada posteriormente a sínfise púbica e que funciona como reservatório de urina. O fluxo continuo de urina que chega pelos ureteres é transformado, devido a ela, em emissão intermitente (micção periódica).
Uretra: A uretra difere nos sexos, mas em ambos é um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior.
02) Conceituar o sistema urinário em função do metabolismo;
As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídios e carboidratos, acompanhadas de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. Esse mecanismo é essencial para a manutenção da homeostase, isto é, o estado de equilíbrio nas funções e na composição química dos fluidos, como, por exemplo, o equilíbrio iônico do sangue e dos tecidos do corpo.
03) Citar as faces, bordas e extremidades dos rins;
Os rins apresentam faces: anterior e posterior
Bordas: medial e lateral
Extremidades: superior e inferior, que são denominadas pólos e, sobre o pólo superior, situa-se glândula supra-renal.
04) Descrever a localização anatômica dos rins;
É um órgão par, abdominal, localizado posteriormente ao peritônio parietal, o que o identifica como retro peritoneal.
05) Descrever sobre o ureter (partes, trajeto, origem e inserção);
O ureter é classificado em três partes: abdominal, pélvica e intramural. Esta última é a partes do ureter que atravessa a