Welsch, wolfganf. transculturality – the puzzling forms of culture today. california sociologist journal. vol 17 & 18, p. 19-39, 1994.
300 palavras
2 páginas
Transculturalidade Pretendo abordar o conceito de transculturalidade, conforme proposto por Welsch (1994), que concebe as culturas modernas, em sua complexidade, como emaranhadas e internamente heterogêneas, ou seja, as culturas modernas englobam várias possibilidades e formas de vida. Para Welsch (1994) há uma premissa recorrente e perigosa que perpassa os conceitos de cultura, interculturalidade e multiculturalidade. Essa premissa se refere ao conceito tradicional de culturas singulares que, conforme Welsh (1994), remonta às postulações de Gottfried Herder (Ideas on the filosophy history of Mankind, 1966), segundo as quais cada cultura, entendida como ilha ou esfera, é caracterizada por três elementos: (1) a homogeneização cultural; (2) a consolidação étnica; e, (3) distinção ou a separação entre a cultura de um povo e as culturas de outros povos.
Welsh (1994) defende que o conceito tradicional de cultura, ao assumir como pressuposição que as culturas são esféricas, internamente homogêneas, eticamente consolidadas e distintas entre si é perigoso, pois o modo como compreendemos as culturas exerceria um fator ativo em nossas vivências culturais.
Logo, segundo o autor, urge a necessidade de reconhecermos a grande responsabilidade que existe na maneira como expressamos nossa percepção de cultura, pois caso persistíssemos em uma percepção como a tradicional, tal compreensão traria em si potencial para influenciar negativamente tais vivências, talvez incentivando até mesmo o conflito ou a colisão entre essas esferas que não se contaminariam e não se transformariam sócio-historicamente.
Cabe ressaltar ainda que, para o autor, esse estado de coisas que emerge da persistência em uma conceptualização estanque de cultura não está cristalizado para sempre, podendo ser desestabilizado, repensado e assumir novas configurações. Prova disso é a proposta da compreensão da diferenciação interna e da complexidade das culturas, e da percepção de que muitas culturas podem