Anatomia
É constituído pelos órgãos uropoéticos, que elaboram a urina e armazenam temporariamente.
É dividido em órgãos: * Secretores: produzem a urina -> rins * Excretores: eliminam a urina -> conjunto de tubos e bexiga urinária
RIM
O rim direito é normalmente mais baixo que o esquerdo.
Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades. Das duas faces uma é anterior e a outra posterior. As duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada, e a posterior é mais lisa.
Das bordas, uma é medial e a outra lateral. A medial é importante porque nela está situado o hilo renal -> local onde penetram ou saem os elementos que constituem o pedículo renal, os quais são representados por pelve, artéria e veia renal. O hilo está situado dentro de uma escavação existente na borda medial do rim, denominada seio renal.
As extremidades dos rins são também chamadas de polos renais. Sobre o polo superior, encontramos uma formação independente ao rim, a glândula supra-renal.
O conjunto rim e glândula supra-renal, está contido dentro de um envelope denominado fáscia renal.
Entre a fáscia renal e a cápsula renal, que envolve diretamente o rim, permanece um espaço denominado espaço peri-renal, preenchido por um tecido gorduroso conhecido como cápsula adiposa(prende o rim a fáscia renal).
Colunas renais
Colunas renais
**Da base de cada pirâmide renal ou de Malpighi, partem finas estrias que se afilam para a periferia, invadindo o córtex do rim para terminar a curta distância de sua superfície, e que são conhecidas como raios medulares.
**Os ápices das pirâmides fazem saliências no seio renal como se fossem mamilos, recebendo o nome de papilas renais. No cume de cada papila existem orifícios denominados forames papilares que são poros urinários. Essa zona da papila renal é chamada área crivosa.
Em cada forame papilar desemboca um túbulo reto(coletor), que recebe a urina dos nefrônios.
Nefrônio : unidade anátomo-fisiológica do rim. É