Anatomia
Entre os fabricantes de hardware, um assunto que vem sendo alvo de análises detalhadas é o uso de clorofluorcarbonos (CFCs) na produção dos chips usados nos computadores.
Os CFCs são usados nos refrigerantes e nos aerossóis, mas descobriu-se que eles destroem a camada de ozônio, um gás atmosférico que ajuda a proteger a Terra dos raios ultravioleta emitidos pelo sol.
A maioria das nações do mundo concordou que o uso dos CFCs deve ser eliminado (o que já ocorre no Brasil) e muitas indústrias estão lutando para encontrar alternativas antes que sejam forçadas a parar de usá-los.
Os fabricantes de chips usam o CFC para limpá-los durante a produção. O processo de produção é extremamente delicado porque os componentes que estão sendo criados são microscópicos.
Curiosidade: Um chip de computador do tamanho da sua unha pode ter mais de 1 milhão de transistores gravados nele.
Para garantir que nenhum erro seja cometido durante o processo de gravação, o chip precisa estar perfeitamente limpo. Todo o processo de produção, na verdade, ocorre em uma sala limpa e livre de poeira.
Felizmente, estão sendo encontradas alternativas aos CFCs (incluindo produtos químicos de alta tecnologia como água e sabão) para lavar os chips durante a produção.
Felizmente.
Silício (Si) O silício é o segundo elemento mais abundante da face da terra, o silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas. É utilizado para a produção de ligas metálicas, por ser um material semicondutor muito abundante, tem um interesse muito especial na indústria eletrônica e microeletrônica, como material básico para a produção de chips de computadores, transistores, diodos de silício, interruptores especiais, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos.
Se há alguma verdade nos comerciais da empresa, ela restringe-se à roupa e à limpeza da salas de produção. A ironia é que tanto a roupa quanto a higiene do ambiente servem para