Trajetoria do servico social no brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS 4
2.1 A BUSCA DE NOVAS BASES DE LEGITIMIDADE DO EXERCICIO PROFISSIONAL 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
As primeiras práticas do serviço social institucionalizado decorrente da ação de profissionais, sempre prontos para oferecer respostas urgentes às questões prementes, desde cedo as assistentes definindo a profissão a marca do agir, da ação espontânea, alienada e alienante. A evolução do serviço social veio ao longo de sua trajetória histórica preservando o compromisso sóciopolítico com o conservadorismo.
Tendo como objetivo a contribuição de uma ordem social, política e econômica diferente, reconhecendo nos determinantes estruturais e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se contra os problemas das injustiças que afetaram os desamparados socialmente.
O serviço social sem dúvida foi uma das profissões criada para defender os interesses das classes dominantes que estavam vinculadas pelo processo capitalista isso no período da Revolução Industrial, onde o interesse de acumulo de capital resultou em grandes rivalidades entre as classes, pois a população que se encontrava na zona rural imigrou-se para os centros urbanos em busca de trabalho para sobreviver. Assim tinham que vender sua força de trabalho a partir disso começaram a ver e se revoltar porque eram submetidos a trabalhar sem condições de saúde, educação, saneamento, salários baixos. Por causa dessa revolta intensa surgiu a questão social um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.
Sabe-se também que teve seus primeiros passos orientados pela Igreja Católica que alicerçava a visão de mundo, sob inspiração da caridade.
2 DESENVOLVIMENTO
A trajetória histórica do serviço social tem como objetivo pautar historicamente no sentido de reconstruir o compromisso, tendência e