A trajetória do serviço social no brasil
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ricardo melo ribeiro
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Esperantina-PI
2011
ricardo melo ribeiro
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado às disciplinas: Filosofia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II, Psicologia Social e Sociologia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Professores: Márcia Bastos, Adarly Rosana, Lisnéia Aparecida e Sérgio Goes Barboza.
Esperantina
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 5
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 9
* INTRODUÇÃO
O Serviço Social surge da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o Capital e o Trabalho. Surge com a ascensão da sociedade burguesa, no século XIX. Assim, com o aparecimento das classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária.
O Serviço Social vai surgir, na década de 30, a partir da iniciativa de grupos sociais majoritariamente femininos vinculados à Igreja Católica, cuja origem social pode ser localizada na burguesia e aristocracia agrárias da época.
A Criação da primeira escola de Serviço Social no Brasil se dá em São Paulo em 1936, num contexto político conturbado, às vésperas da ditadura que implanta o Estado Novo, quando o processo de repressão ao movimento popular, particularmente o operário, alcança níveis insustentáveis. As leis sociais implementadas a partir daí principalmente referentes à legislação trabalhista e sindical representam um tipo peculiar de articulação entre sociedade e Estado que viabiliza a consolidação do sistema de poder.
Esta resenha busca reconstruir a trajetória do Serviço Social no